Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Sobe e Desce: 6ª Temporada (6B) de The Walking Dead

Por: em 8 de abril de 2016

Sobe e Desce: 6ª Temporada (6B) de The Walking Dead

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

A sexta (e ótima) temporada de The Walking Dead acabou, e agora podemos analisar a trajetória de alguns dos nossos personagens favoritos no apocalipse zumbi. Quem se destacou positivamente e negativamente nesta metade final da temporada? Vocês notarão que quase todo mundo na minha lista subiu, acho que em geral, os personagens foram bem desenvolvidos e tiveram arcos narrativos interessantes (até mesmo aqueles que não se destacaram positivamente).

Sobem Rick Grimes e Michonne (Richonne)

The-Walking-Dead-Rick-MichonneEu quero falar destes personagens juntos porque nós já sabemos que a Michonne é uma guerreira habilidosa e que o Rick é um líder comprometido com o seu grupo. Nós já vimos o que eles podem fazer, mas esta temporada nos deu a possibilidade de ver com mais profundidade um outro lado deles que é doce, romântico, gentil. Um lado que sempre esteve lá, mas nunca teve muito destaque. Finalmente, depois de anos de espera, os fãs puderam ver Rick e Michonne se tornarem um casal de fato. E isso com certeza os elevou nesta temporada, apesar dos erros que se seguiram na jornada contra os salvadores (aliás, às vezes eu me pergunto se houve um erro, pois a chegada do Negan era inevitável, ele já estava cercando a área de Alexandria).

Sobe Maggie Greene

The-Walking-Dead-Maggie-GreeneMaggie é uma personagem muito querida pelo público, mas constantemente secundarizada na série. Nesta temporada, Maggie tornou-se a líder comunitária de Alexandria, assumindo o posto de Deanna. Efetuando planos para plantação, segurança, realizando acordos entre comunidades. Porque, convenhamos, o Rick pode ser o líder do grupo, mas ele não é muito bom no trato com as pessoas, não é? Pois bem, a Maggie é a pessoa perfeita para esta tarefa. Ela é generosa, articulada, consegue se aproximar das pessoas com facilidade. Mesmo sendo uma pessoa muito doce, esteve novamente na posição de refém, mas desta vez foi capaz de conseguir escapar de suas raptoras mostrando seu lado mais brutal. Para finalizar, ela está grávida, o que traz novos conflitos interessantes para a personagem.

Desce Morgan Jones

The-Walking-Dead-Morgan-JonesEu não faço parte do grupo de pessoas que odeiam o Morgan. Eu o acho meio chato, mas entendo que o lugar dele em Alexandria é essencial. Se há uma tentativa de restabelecer uma sociedade, é preciso que haja pessoas capazes de contrariar o senso comum. É preciso estabelecer limites. Mas talvez ainda não seja o momento certo para pensar em reestruturar a sociedade com uma ameaça tão forte rondando os muros da comunidade. Morgan precisa compreender e mudar, um pouco pelo menos, ser um pouco mais flexível. Por ora, ele desce, mas aparentemente ele terá um papel importante na sétima temporada e tem tudo para voltar a nossa lista por cima.

Desce Carol Peletier

The-Walking-Dead-Carol-PeletierÉ até difícil falar sobre esta personagem que sempre foi uma das favoritas do público. Todo mundo ficou aflito e sofreu junto com ela. Cheguei a pensar que ela teria o mesmo destino da HQ, o suicídio. Eu entendo que a personagem precisava de algo que a balançasse, pois estava ficando muito poderosa (ou nas palavras do Rick, “uma força da natureza”) e um personagem sem conflitos acaba se tornando chato, previsível. Vamos ver onde a jornada da personagem nos leva. Por enquanto, ela desce, unicamente porque é difícil demais vê-la sofrer tanto.

Desce Daryl Dixon

The-Walking-Dead-Daryl-DixonEste é o personagem que mais desceu nesta temporada. Parece que todos os conflitos criados para este personagem são parecidos. Ele se sente culpado pela Beth, ele se sente culpado pela Denise, ele se sentirá culpado se o Glenn for a vítima do Negan (Como é na HQ, mas pode nem ser a mesma coisa na série). Ele age por impulso, mesmo quando aconselhado a não agir e acaba colocando a todos em risco. Por um momento, pareceu que o arco da Carol a aproximaria novamente do Daryl nesta temporada, levando-o a outro tipo de narrativa, mas não foi assim.

Sobem Abraham Ford, Sasha Williams

The-Walking-Dead-Abraham-SashaNa primeira metade da temporada eu achei que o surgimento deste casal foi um pouco forçado, entretanto a segunda metade conseguiu elaborar um pouco mais a história deles (infelizmente, apenas do ponto de vista do Abraham). Foi a primeira vez desde que estes personagens surgiram que eles puderam ter algum destaque, por isso, sobem. Entretanto, do ponto de vista da atuação, é preciso dizer que os dois atores não conseguiram transmitir a mesma química que outros casais da série.

Sobem Padre Gabriel e Eugene

The-Walking-Dead-Gabriel-EugeneEu sempre fui bem dura com estes personagens, acreditando que eles estavam há tempo demais vivendo às custas dos outros sobreviventes. Finalmente resolveram mudar isto. O Padre Gabriel aprendeu que precisa viver neste novo mundo e aprendeu não só a atirar, mas a aceitar o ato de matar (E vamos combinar que é muito divertido ver um padre de batina citando a bíblia enquanto manda seus inimigos para o inferno, não é? Eu ri muito desta cena). Já Eugene conseguiu realizar uma das cenas mais memóraveis da temporada (Sim, esta aí mesmo que você está pensando) e teve uma idéia brilhante que fará com que ele se torne muito útil, provendo um recurso inestimável neste novo mundo: Ele aprendeu a fabricar balas. Não me envergonho de dizer que todas as vezes que desejei que estes personagens morressem, eu estava errada.

Sobe Paul Rovia (Jesus)

The-Walking-Dead-Paul-Rovia-JesusAcho que foi a primeira vez em toda a série que um personagem foi apresentado de forma tão carismática, num episódio leve, cheio de humor e romance. A escolha do tom do episódio não foi à toa, nós criamos uma empatia imediata por este personagem que claramente não deseja fazer mal nenhum aos nossos personagens queridos. Ele já inicia sua trajetória em alta, só espero que na próxima temporada ele esteja mais presente nos episódios.

Sobe Negan (e Lucille)

The-Walking-Dead-NeganNegan é o vilão mais carismático da série. Talvez o mais aguardado também. Este personagem que foi apresentado nos minutos finais da temporada, já nos fez rir do seu jeito charmoso e cativante de falar, de andar e de ser um perfeito babaca. Mas não se engane, pois ele é também muito perigoso e tem um grupo leal. Diferente do governador, que agia pelas costas de sua comunidade, Negan tem o costume de se apresentar da forma mais honesta e brutal possível, ele não esconde suas intenções. De uma forma estranha, é até admirável. Por isto, Negan sobe, elevando também as expectativas para a próxima temporada.


  • Esta temporada foi de tirar o fôlego! Já estou ansiosa pela sétima temporada!
  • E para você, leitor? Quem  se destacou na sua opinião?
  • Que venha Fear The Walking Dead!

Gizelli Sousa

Arquiteta, feminista, prefere uma noite de maratona de séries do que sair para a balada.

Brasília/DF

Série Favorita: The Walking Dead

Não assiste de jeito nenhum: Gilmore Girls, The O.C., One Tree Hill, Girls, Love

×