Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Get Down – 1×06 Raise Your Words, Not Your Voice

Por: em 14 de agosto de 2016

The Get Down – 1×06 Raise Your Words, Not Your Voice

Por: em

Aparentemente, tudo dá certo em Raise Your Words, Not Your Voice. Mylene assina um contrato com a Marrakesh Records e o seu single “Set me Free” com as Soul Madonnas se torna um sucesso. Os Get Down Brothers ganham a batalha de DJs contra o Notorious 3 e Zeke e Shao conseguem lidar com os “trabalhos paralelos” que assumiram. Mas o episódio marca apenas a metade de The Get Down e é difícil imaginar que a segunda parte da parte dessa história, que estreia em 2017, pegue leve com os personagens. Afinal, no Bronx nada que é errado pode dar certo.

the-get-down-1x06-shaolin-fantastic

O episódio começa onde You Have Wings, Learn To Fly deixa a gangue: Napoleão é encontrado e os meninos tentam lidar com esse “problema”. Em busca de misericórdia, o adolescente confessa rapidamente que Wolf traiu a Fat Annie. A princípio, até acho que Shaolin toma a decisão correta ao contar a chefona, mas assim que ela coloca a arma em sua mão, a situação fica diferente. Além da responsabilidade de tirar a vida de Wolf, Shao também herda tarefas relacionadas ao negócios de Annie. Então, para não perder a batalha, ele promete que pode lucrar com a venda das drogas no evento e a que conseguirá coordenar suas duas “funções”. Festa, música e muitos jovens… é claro que a ideia funciona, mas é difícil não sofrer por antecipação e imaginar o momento em que essas duas “carreiras” não conseguirão coexistir. Annie investiu em Shao para ser um homem que ela quis, mas pode ser tarde demais quando ele perceber que nunca quis se tornar essa pessoa.

Zeke tem uma questão parecida para resolver. Diante do Sr. Gunns, Books afirma que está pronto para tomar decisões difíceis para alcançar a vida com quatro pianos Bechstain. O primeiro sacrifício seria a batalha que acontece no mesmo sábado que o comício de Ed Koch, mas assim como Shao, Books promete que consegue fazer os dois. Mas o atraso do político e o seu discurso antigrafite tornam sua missão um pouco mais difícil. Então, para conquistar o título de “voz do gueto”, Zeke improvisa um discurso incrível que cita os nomes dos grafiteiros do Bronx sem que Koch e as pessoas mais velhas perceberem, além de evocar a memória de sua mãe e declarar o óbvio: os jovens não são o problema!

the-get-down-1x06-zeke-books

Mas a voz do gueto precisava usar o seu talento em outro evento, onde Shao, Dizzee, Boo-Boo e Ra-Ra estavam sendo massacrados pela potência da aparelhagem do Notorious 3. A chegada de Books à batalha é como a de um super-herói que vem para mudar a história de uma guerra e salvar os soldados amigos. Assim, a música tema de Star Wars é muito apropriada. Shaolin é o condutor, mas Books é o líder do Get Down Brothers e o único que consegue unir a força dos membros. A cena da batalha tem a mesma qualidade, que é unir e valorizar todos os elementos do hip-hip a partir da música.

De fato, temos a impressão que Mylene está na melhor. Mas “Set me Free” só fica famosa graças à iniciativa de Dizzee de levar o disco do single para um festa gay porque ele achava que a música combinaria com Thor. A festa onde “as pessoas livres são livres” abraça a música como um hino e Mylene tem sorte que Carlos Pakussa, DJ cuja opinião é valiosa e que é responsável pelo remix da Misty Holloway da season premiere, toca sua música. O sucesso pega Jackie Moreno de surpresa porque ele entende que sua incompetência e passado poderiam ter determinado o fim da carreira da cantora.

the-get-down-1x06-mylene-soul-madonnas

Ao fim do episódio, Mylene e Books olham para as diferenças entre Bronx e Manhattan e refletem se conseguirão ter sucesso flutuando pelos dois mundos. “Continue me amando, e prometo que tudo vai dar certo”, Books afirma, mas nós sabemos que as vezes o amor não é suficiente.

O maior trunfo de The Get Down é saber olhar para a importância do assunto que aborda e encaixar personagens cativantes e intensos dentro desse mundo. Por isso, a série não termina com a tradional cena chocante ou um suspense que seguraria os espectadores para a próxima parte da temporada. Ao invés disso, The Get Down usa o sexto episódio para reviver o quão longe seus personagens foram e apontar para um futuro, que pode trazer sucesso ou fracasso, mas que certamente trará mais drama a essa história.

Chegamos até o fim da nossa maratona. Agora é esperar 2017 para a segunda parte de The Get Down, mas enquanto isso, vem comentar com a gente! O que achou desse episódio? Quais são as espectativas para a continuação da história?


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×