Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Walking Dead – 6×03 Thank You

Por: em 26 de outubro de 2015

The Walking Dead – 6×03 Thank You

Por: em

Antes de mais nada: Se The Walking Dead continuar nesse ritmo, não sei se sobrevivo até o final dessa temporada. Quem consegue manter a respiração durante os episódios? Não gosto de comerciais, mas eles até que são uma agradável brecha recuperarmos o fôlego. Ninguém disse que a jornada ficaria mais fácil, mas meu deus, Thank You chegou a ser sufocante!

Depois de JSS eu não esperava que TWD pudesse entregar outra pérola, mas felizmente eu estava enganada. Se lá vimos Carol sambando contra os Wolves, agora tivemos muito sofrimento, dor e desesperança. Deu tudo errado, de uma forma que ninguém esperaria que poderia dar. Se alguém me contasse que o George R.R. Martin escreveu o roteiro, eu juro que acreditaria – pois tivemos uma hora para nenhum fã das desventuras de Game of Thrones colocar defeito. O episódio acabou ainda pouco e eu já vim direto para o PC escrever isso aqui para ver se me ajuda assimilar ‘o que que ta a con te seno’. Dizem que colocar para fora ajuda, então vamos tentar.

TWD Rick Thank You.bmp

Além disso, gostaria de dividir com vocês que eu li os quadrinhos e uma eventual morte do Glenn não seria surpresa, mas não dessa forma, não nesse domingo. O coreano é uma unanimidade entre os fãs da saga criada por Robert Kirkman. Se lá na primeira temporada ele ainda tinha alguns resquícios do jovem entregador de pizza que era, durante toda a jornada – ao contrário dos seus parceiros de apocalipse – ele foi ficando cada vez mais humano, mais maduro. Ele é corajoso, bondoso, inteligente e aprendeu como sobreviver nesse mundo tão bem quanto se manteve fiel ao seu compasso moral, sempre indulgente e prestativo. Você olha para ele e sabe que tem alguém que vai estar ali por você, mesmo quando parece não haver mais esperanças.

A relação dele com o Nicholas foi mais ou menos uma ode à tudo isso que escrevi para vocês. O cara atentou contra a vida dele e para evitar que ele fosse expulso, o que significava uma pena de morte, Glenn decidiu dar uma segunda chance ao Alexandrino. Com isso há uma certa ironia que, apesar de ter a vida poupada, Nicholas foi um dos responsáveis pela provável morte de Glenn.

Eu li alguns avisos, inclusive do perfil oficial da série no Twitter, de que o episódio de hoje elevaria o drama para um novo nível. Esse tipo de campanha deixa mais do claro que uma fatalidade vai acontecer com alguém que nos importamos, mas novamente, não esperava que fosse Glenn – pelo menos não nesse ponto da história. Mas assim que Thank You começou, os sinais começaram a ser emitidos e ficando cada vez mais barulhentos – tal qual a buzina do caminhão.

Depois do plano quase perfeito ir por água abaixo, Rick e seu time estava tentando contingenciar o dano. Desde o começo, uma à uma as pessoas foram caindo – mas não ligamos para os Alexandrinos que só apareceram para virar comida de zumbi. A sensação de que um dos protagonistas estava com os minutos contados é que foi deixando a vibe do episódio cada vez mais claustrofóbica. O grupo de dividiu: Michonne, Glenn, Nicholas, Heath e mais três aleatórios tentariam voltar para comunidade, enquanto Rick sozinho voltaria para buscar o trailer e tentar distanciar novamente os walkers que fugiram e Daryl (claramente contrariado), Sasha e Abraham continuavam a liderar a procissão de mortos que vimos no season premiere.

TWD Thank You Michonne.bmp

Por conta dos Alexandrinos que se feriram, o grupo de Michonne e Glenn não conseguiu se mover rápido os sufiente e acabaram ficando encurralados nos arredores de Alexandria. Mas uma vez a doutrina Rick foi questionada e nossa samurai fez as honras de situar Heath na realidade. Não queria ter que voltar a falar disso (e sinto que não é a última vez), mas caramba, o pessoal não consegue enxergar que para sobreviver as vezes é preciso se desapegar da moral que se aprendeu quando o mundo ainda era mundo? A humanidade está lá, mas as doses e a intensidade não podem ser comparadas como se os personagens vivessem na sua antiga realidade. Esse mimimi de “nós não fazemos isso e aquilo” vai durar até quando? A cena do jovem de cabelo estiloso encarando seu reflexo sujo de sangue – que ele não sabe se é dele, de um amigo ou de um walker – deve representar uma virada para ele. Esse pessoal precisa mesmo de um intensivão fora dos muros para entender que ou você mata ou você morre, essa é o contexto em que eles vivem agora.

Os outro Alexandrinos só apareceram para morrer mesmo e mostrar para o Heath que, mesmo contra toda sua perspectiva, as vezes para sobreviver não há muita escolha senão deixar eventualmente algumas pessoas no caminho – por mais duro que isso seja. Como Michonne bem disse, depois de sobreviver à tudo que eles passaram, deve ser difícil até parar e pensar o que você se tornou depois de tudo. Rick endureceu e, na posição de liderança, foi ele que manteve todos vivos até ali – com perdas significativas no trajeto. Eles conseguem finalmente retornar à uma desolada Alexandria no final, apenas em três.

Glenn e Nicholas se separaram do grupo em uma tentativa de criar uma distração para os Walkers. Toda atitude do Alexandrino já deixava claro que aquilo não acabaria bem. Como o bendito deixou para ter uma crise existencial em um momento como aquele? Foi só se deparar com as pessoas que ele deixou para trás um dia para perder completamente a cabeça? Nicholas entrou em uma espiral de sentimentos bem intensa e foi isso o que selou o destino dos dois.

Me espantou que Glenn, um experiente sobrivente, não tenha percebido que alguma coisa estava muito errada. Isso talvez pela fé que ele depositou em Nicholas, mas tava na cara que ia acabar mal. Eu sei que é pela construção da tensão e drama… mas meu Deus, calhou deles entrarem no vilarejo com mais lugares sem saídas dos Estados Unidos! Zumbis vindo de todos os lados e eles ficaram completamente encurralados, sem a menor chance de fuga. Foi aí que o Nicholas covardemente desistiu de vez , ante ao destino certo que os cercava. Com um melancólico agradecimento, ele pegou a via mais fácil para fora daquele inferno e ao que tudo indica levou nosso querido protagonista para a vala.

Olha, muita gente está falando que aquelas tripas era do Nicholas e que o Glenn pode estar vivo. Mas como é que alguém sairia ileso daquela situação? Seria um artifício muito pobre se, do nada, ele aparecesse andando em Alexandria – lembra do corte no season finale passado, quando, depois de brigar com Nicholas, o coreano sumiu na noite cercado de zumbis e voltou como se nada tivesse acontecido? Não que seja ruim ter esperanças, mas não gostaria de ter algo do gênero Jon Snow aqui (estão vinculando umas fotos em que Steve Yeun aparece no set de futuros episódios). Para mim ele está morto e pronto, aceitar não vai fazer doer menos, mas é o que eu vou tentar fazer.

A morte de Glenn abriria espaço para que outros personagens ganhem lugar no vácuo deixado por ele. Heath deve começar a participar mais da história e a chegada de Jesus à TWD significa que teremos sim mais gente para nos importar. As vezes temos que desapegar, uns chegam e outros vão embora e vida que segue – mesmo sendo dureza. Por ser alguém que está no barco desde o começo, tornando-se peça essencial na dinâmica do grupo e da série, crio que os reflexos desse acontecimento pegarão os nossos protagonistas em cheio. Alguém consegue imaginar como a Maggie não vai ficar quando seu marido não voltar?

TWD Thank You.bmp

Rick foi como um lobo solitário correr (literalmente) atrás do prejuízo da buzina. No caminho para o trailer ele encontrou alguns walkers e, na luta com eles, ficou claro que o ex-xerife se machucou feio – mas por algo que não pareceu ser uma mordida à princípio. Nos quadrinhos eventualmente o policial perde a mão, pode ser que tenhamos a deixa para que isso aconteça em breve…realmente não sei.

Quando ele chega no veículo, ele tenta se comunicar com seu time. A estática no rádio de Glenn deixou ainda mais o sentimento do vazio que o personagem vai deixar com sua morte. Rick conta com ele, acho que ele nem cogitava não ouvir a resposta do amigo no aparelho. Ele consegue se comunicar com Daryl, Abraham e Sasha. Para os dois últimos ele deu uma verdadeira explicação do motivo deles continuarem com o plano louco: As pessoas em Alexandria só teriam alguma chance caso a horda de zumbi fosse afastada da comunidade – vimos nesse momento que o plano deu certo em parte, com toda aquela passeata de zumbis seguindo o carro de Sasha e Abraham.

Pela primeira vez o líder, que transformou-se em um homem impassível, pareceu titubear e demostrar algum temor de que tudo desse errado. Quando ele estava prestes a dizer algo do gênero para Daryl, Rick foi atacado pelos Wolves que Morgan deixou escapar no episódio passado – um deles armado. A luta corporal do xerife com os dois que entraram no trailer foi bem tensa e, quando ele conseguiu derrubá-los. Ele , percebendo a aproximação de outros três e mais uma vez mostrando frieza, os fuzila sem dó pela parede do automóvel. E vocês acham que depois disso tudo aquele bendito carro ia ligar? Óbvio que para terminar de confeitar o bolo de m*rda que as coisas se transformaram, uma parte da horda de zumbis tinha que aparecer por lá. Foi assim que vimos o pai de Carl e Judith pela última vez, cercado por centenas (talvez milhares) de Walkers, sem ter muito para onde fugir também. Os créditos subiram e senti que um tiro talvez tivesse doído menos do que esse Thank You.

TWD Thank You.bmp-001

The Walking Dead as vezes insistiu em manter episódios reflexivos, longos e sem ação, mas nesse novo ano eles começaram abusando da tensão e com o ritmo completamente acelerado. Mesmo sendo uma vibe completamente diferente, conseguiu-se manter a linha do que foi apresentado em JSS, sem dever nada para ninguém…

Gente, as coisas precisam dar certo em algum momento, para que eles possam contornar essa dificuldade e enfrentar um perigo novo. O sentimento de porto seguro dado pela inclusão deles em Alexandria se provou como algo falso. A tranquilidade foi efêmera, uma ilusão…TWD nunca foi uma série feliz, mas caramba! Precisamos de uma bonança antes da próxima tempestade, não? Mesmo que ela seja curta.

Fique com a promo de Here’s Not Here, que vai ao ar dia 1º de novembro:

Eu acho que nem tem muito sentido perguntar como vocês estão depois do episódio dessa semana. Mas fiquem a vontade para desabafar nos comentários, estamos juntos nesse barco!

Observações:

– Sério, realmente espero que o Glenn esteja morto. Não é legal entregar uma cena daquelas para depois ser pegadinha do Malandro…Mas, logo depois dos episódios é exibido um programa – The Talking Dead – onde os acontecimentos são debatidos. Geralmente, quando um personagem morre, o ator aparece lá para conversar e bem… Nada de Steve Yeun e nada de Glenn no muralzinho In Memorian.

– O Daryl estava voltando para Alexandria? A contrariedade dele em seguir uma ordem de Rick provou que nosso motoqueiro também servirá de como um contraponto à liderança do policial. Acho que ele voltou pois, se algo tivesse acontecido com Rick seria por conta desse plano megalomaníaco. Então Daryl resolver continuar dando prosseguimento para que um eventual sacrifício não fosse em vão.

– Já repararam que quem critica o modus operandi do Rick morre quase que imediatamente?

– Menção honrosa à atuação de Andrew Lincoln. Seu Rick Grimes está cada vez mais cru, guiando-se apenas pelo instinto de sobrevivência. O corpo à corpo dele com os Wolves foi visceral.

– Viram como Rick acreditou que Carol conseguiria lidar com o que quer que fosse?

– O plano era realmente liderar aquela horda por 20 milhas (32 kms)? Eles acharam realmente que controlariam aquilo como no papel?

– A questão temporal tá meio confusa para vocês? De qualquer forma Michonne e Heath chegaram em Alexandria depois dos Wolves terem fugido. Não tem mais agora o que voltar para explicar.

– O episódio de semana que vem vai ter 90 minutos e, ao que tudo indica, será inteiramente um flashback do que aconteceu com Morgan. Espero muito que tenhamos algumas cenas no presente…Senão o desfecho de toda essa desgraça só daqui a duas semanas.

– Nos quadrinhos, Glenn morre pelas mãos de Negan, o sádico lider dos Salvadores e um dos vilões mais esperados da série. Pode muito bem acontecer de outro personagem perecer no contexto original do coreano, já que é uma das mortes mais violentas das HQ’s e fatalmente deve ser adaptada para a telinha.

– A reação nas mídias sociais ao episódio foi bem intensa:


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×