Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Vale Cada Minuto – Pitch

Por: em 23 de fevereiro de 2017

Vale Cada Minuto – Pitch

Por: em

No ano passado, Pitch estreou discretamente na Fox e muitas pessoas provavelmente não deram uma chance à série por se tratar de uma história que gira em torno de um esporte com o qual nós, brasileiros, não estamos familiarizados: O baseball. Contudo, Pitch é muito mais que uma série esportiva, é uma série questionadora, instigante, que nos faz refletir sobre o papel da mulher nos esportes e na sociedade.

O Baseball é um esporte misto, ou seja, homens e mulheres jogam juntos. Entretanto, as mulheres não chegam até o topo da carreira como jogadoras. Na trama, a jovem Ginny Baker, interpretada por Kylie Bunbury, se torna a primeira lançadora a jogar na Major League, jogando pelo “San Diego Padres”, o que chama muita atenção da imprensa e da sociedade de forma geral.

Ginny é filha de um ex-jogador aposentado, que percebeu o talento da filha para o esporte e a ajudou a driblar as dificuldades impostas pelo gênero, ajudando-a a criar um lançamento capaz de levá-la até a Major League. Sendo mulher e negra, Ginny precisa enfrentar uma série de desafios em sua carreira. Ginny praticamente abriu mão de ter uma infância e uma adolescência completas para se dedicar ao esporte, não namorava colegas de time para evitar fofocas e acusações, sacrificou o relacionamento com a mãe em nome do baseball. Enfim, ela é o perfeito exemplo de que, quando uma mulher quer entrar num ambiente masculino, ela precisa ser perfeita, ela não pode ter falhas. O problema é que apesar de se esforçar ao máximo, Ginny está longe de ser perfeita e sob o escrutínio da mídia as suas falhas, por menores que sejam, são mais cobradas do que as de outros jogadores.

Isto fica muito claro ainda no primeiro episódio da série, quando ela vai estrear na Major League. De um lado, havia os céticos, as pessoas que não acreditavam que ela iria ser bem sucedida e de outro, havia uma multidão de garotinhas e mulheres mais velhas, que viam nela uma fonte de inspiração para as próximas gerações. O que os dois lados têm em comum? Os dois lados colocaram Ginny em uma posição na qual a falha dela significava a falha coletiva de todas as mulheres. E é assim também na vida real, se um homem faz alguma besteira no trânsito, a culpa é daquele homem em particular, mas se uma mulher fizer a mesma coisa, então o motivo é porque “mulher não sabe dirigir”. Jogar um esporte misto provavelmente expôs Ginny a esse tipo de crítica durante a vida toda.

Ginny precisa provar para um público dividido, uma imprensa que observa seus movimentos de uma forma injusta e até mesmo para os seus colegas (alguns deles se sentiram ofendidos com a presença dela no time) que ela é capaz. E, é claro, nós também acompanhamos os desdobramentos da vida pessoal dela e de seus colegas de time, e como isso se reflete no campo.

Pitch é uma série importante porque, em primeiro lugar, é protagonizado por uma mulher negra em uma posição de excelência na sua área de atuação, sendo amada, aplaudida mas também questionada por muitos. Basta olhar para a história da tenista Serena Williams, ou da nossa jogadora de futebol cinco vezes eleita a melhor do mundo, a Martha, para saber que os desafios que Ginny enfrenta são reais. Mas Pitch não é uma série dramática difícil de assistir. Para quem não se importa tanto com o lado político e social da história, as partidas são divertidas de ver. É muito bom assistir ao companheirismo que vai se formando em torno de Ginny e além do desenvolvimento de uma história romântica. Pitch com certeza tem todos os elementos para agradar mesmo aqueles que não se interessam por baseball.


Gizelli Sousa

Arquiteta, feminista, prefere uma noite de maratona de séries do que sair para a balada.

Brasília/DF

Série Favorita: The Walking Dead

Não assiste de jeito nenhum: Gilmore Girls, The O.C., One Tree Hill, Girls, Love

×