Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Freaks and Geeks

Por: em 12 de fevereiro de 2016

Freaks and Geeks

Por: em

Nos anos 90 muitas foram as séries criadas com uma temática mais adolescente. Elas abordavam todas as incertezas, vícios e problemas na vida dos jovens e, junto com uma trilha sonora maravilhosa, encantavam todos na fase mais difícil da vida. Até hoje elas são muito lembradas pelos fãs, como Beverly Hills 90210 (1990), Blossom (1990), Buffy the Vampire Slayer (1997) e Dawson’s Creek (1998), e usadas como referências em outras séries.

Em 1999 surge uma nova série que a primeiro momento parecia não ter muito a oferecer, mas ao decorrer dos (poucos) dezoito episódios exibidos se tornou cult e seu cancelamento foi e ainda é muito protestado pelos fãs.
Freaks and Geeks estreou em 25 de Setembro de 1999. Foi criada e produzida por Judd Apatow e Paul Feig (Spy) e transmitida pela NBC. Aqui no Brasil, foi transmitida pela Multishow. O programa contava a história de Lindsay Weir, interpretada por Linda Cardellini (Mad Men e Bloodline) e de seu irmão mais novo Sam Weir, interpretado por John Francis Daley (Bones), durante o começo da década de 80, na cidade de Detroit, e acompanhava suas vidas na escola, com a família e com os amigos.

Lindsay era uma notória nerd, que adorava estudar e era muito boa em matemática, porém após a morte da avó, a jovem assume uma postura diferente e começa a se relacionar com seus amigos freaks. Essa relação acaba trazendo diversas confusões com a família pacata e com sua (ex) melhor amiga Millie Kentner (Sarah Hagan). Lindsay, apesar de ser a protagonista da série, é a personagem mais chatinha. Ela é a típica “rebelde sem causa”, que não pensa nas suas atitudes e em como elas irão afetar a vida de todos. Entretanto, é bem interessante compará-la com os jovens de hoje: antes da morte de sua avó, ela tinha a vida inteira planejada por seus pais e não conseguia enxergar um futuro que não possuísse os estudos. Quando se junta com amigos completamente diferentes e começa a usar o casaco militar do pai, ela revê seus conceitos da vida e enxerga quais são as melhores coisas para ela e não para seus pais.

Freaks

Ao contrário de sua irmã, Sam é meu personagem favorito. Além de ser super fofo, o geek tem os melhores amigos que alguém poderia ter. Juntos, eles mostram o quanto é difícil ser popular e conseguir uma namorada quando são considerados anormais pela sociedade. E mesmo querendo tudo isso, eles continuam sendo amigos e se apoiando nos problemas que enfrentam.

Geeks

Um dos pontos altos de Freaks and Geeks são os atores conhecidos que fazem parte do elenco. Além de Linda Cardellini, o seriado conta ainda com James Franco, interpretando o mais freak de todos: Daniel Desario. Temos também Busy Philipps interpretando a rebelde Kim Kelly e outros nomes conhecidos como Jason Segel (How I Met Your Mother) e Seth Rogen (A entrevista).

Outro ponto positivo é a trilha sonora composta por sucessos dos anos 80. Como já disse acima, as séries teens procuravam músicas que se enquadravam na temática de suas histórias para se aproximar do telespectador e Freaks and Geeks soube usar bem esse artifício. Para começar, sua abertura contendo cenas das fotos do anuário escolar é ao som de Bad Reputation da Joan Jett. Mas ainda contém clássicos de grandes cantores/bandas: Janis Joplin, KISS, Journey, Queen, The Who e David Bowie.

Infelizmente, o seriado foi cancelado por baixa audiência e não possui um final fechadinho, mas ainda assim é excelente poder rir com as situações e se sentir apegado com todos os personagens (principalmente a família Weir). Freaks and Geeks pode não ter uma trama dramática e problemas sociais importantes que fazem com que os fãs fiquem pensando por dias. Ela é apenas uma série adolescente destinada para o público adolescentes, que consegue divertir e emocionar e isso não é problema nenhum.


Freeks 1: Ah, todos os episódios legendados estão disponíveis no Youtube.

Freeks 2: Judd Apatow disse durante um painel de sua nova série, Love, que poderia acontecer um reboot do seriado pela Netflix. #SalvaNetflix

E vocês, já assistiram ou vão assistir Freaks and Geeks? Conte para a gente!


Karine Medeiros

Futura jornalista. Mora em uma cidade desconhecida. Apaixonada por séries. Cinéfila e bookaholic. Sonha em um dia morar em Nova Iorque. O que ama mais do que tudo isso? Comer e dormir.

Votorantim / SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×