Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Grey’s Anatomy – 13×07 Try to Change Me Now

Por: em 8 de novembro de 2016

Grey’s Anatomy – 13×07 Try to Change Me Now

Por: em

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Ainda que alguns creditem esta frase ao pensador Voltaire, ela de fato foi imortalizada por Stan Lee – e publicada na HQ de estreia do Homem Aranha. O que isto tem a ver com Grey’s Anatomy? No caso do episódio desta semana, tudo. Afinal, esta mesma frase sintetiza o dilema envolvendo Miranda Bailey e as mais recentes mudanças propostas pela alta direção do Sloan + Grey Memorial Hospital.

Claro que não seria a primeira vez que veríamos Bailey envolvida em questões que a colocam quase que na contramão do senso comum do corpo clínico do hospital de Seatlle. E enquanto já tivemos alguns enfoques relacionados à forma em como a médica tem gerido a equipe, levantando questões como sua atitude indulgente diante dos últimos acontecimentos, ou até mesmo sua postura quando Warren, seu marido, se envolveu no caso que resultou na morte de uma grávida e seu bebê. Try to Change Me Now na realidade retoma uma das características mais interessantes de Grey’s Anatomy, a capacidade de debater questões que fazem parte do nosso dia a dia, mas que nem sempre aparecem representadas na grande mídia. E que no caso específico do episódio tem a ver com o envelhecimento do mercado de trabalho, e ao fato de que pela primeira vez é possível enxergar três ou mais gerações diferentes de profissionais atuando em um mesmo espaço.

greys-anatomy-13x07-richard

Anunciado muito antes da décima terceira temporada ter sua data de estreia determinada, e reforçado por nós do Apaixonados por Séries quando publiquei o texto falando a respeito do que esperar da nova temporada de Grey’s. O enfoque prometido nos personagens mais antigos da série, coloca Richard Webber pela primeira vez – nesta temporada – como um dos destaques da trama. Ainda que ele não tenha tido consciência disto. Na realidade, o episódio da semana mostra que algumas mudanças ocorrerão de agora em diante no modo como as coisas eram conduzidas no hospital. Acertando muito quando decide fazer do cenário um dos personagens principais da trama. Outro ponto positivo do episódio desta semana, é a chegada de Elisa Minnick. Uma famosa consultora contratada para revisar o programa de formação dos internos do Sloan + Grey.

Como era de se esperar, a chegada da médica provoca uma onda de mudanças e conflitos entre os médicos e internos. Mais que isso, questiona pontos importantes e que demonstram de certo modo uma questão que é quase uma constante em Grey’s Antatomy, a importância de se manter em constante renovação. E mesmo que a proposta de termos nos corredores do hospital a presença de uma consultora não seja algo inédito, e muito explorado em temporadas anteriores, a entrada de Minnick muda a dinâmica da série. Garantindo um dos melhores episódios desta morna temporada, ao menos pra mim. Já que Eliza certamente passará a assumir o cargo de mais nova “odiada” da série, papel que na temporada passada foi brevemente desempenhado por Nathan Riggs. E é assim que aos poucos a médica vai sendo inserida dentro do contexto atual da série. Servindo de contraponto entre a experiência de Webber e a importância de se trazer um novo olhar. Relembrando que todo negócio, como é o hospital, necessita de métodos, metas e que existe uma expectativa a ser atingida em busca de resultados mais satisfatórios.

greys-anatomy-13x07-minnick

Outro ponto muito interessante e que já me faz querer conhecer um pouco mais da mais nova contratada por Miranda Bailey é que ao que tudo indica, poderá ser ela o novo interesse amoroso de Arizona. Ou mais alguém aí não sentiu a tensão entre elas no pouco espaço de cena dividido e na conversa do elevador? Nem conheço e já considero!

No entanto, o maior acerto de Try to Change Me Now está sem dúvida na maneira como foi colocado o conflito pessoal na qual está inserida Bailey. Que de um lado é obrigada a seguir as recomendações de Catherine, ao contratar Minnick, e por outro, tem medo de que a chegada da médica possa contribuir para o desligamento de Richard do hospital. Cabendo aqui uma série de questionamentos, afinal de contas, Webber sempre foi uma referência para Mranda, e um dos entusiastas para que a médica assumisse o cargo que um dia fora dele.

Achei importante ter pontuado as diferentes abordagens de um hospital escola, e como nem sempre ser um excelente profissional, faz de nós exímios professores. Além do quê, toda mudança é importante para tirar as pessoas das respectivas zonas de conforto. Por isso, quando a série decide deixar um pouco de lado o olhar sob o ponto de vista de uma ou duas pessoas, especificamente, para poder difundir contextos mais genéricos e atuais, como é o caso da chegada de um novo membro ao corpo clínico e a proposta de uma atualização no programa de formação do hospital. Todo mundo ganha, inclusive nós expectadores da série. Já que isso representa novos plots, dramas e afins.

greys-anatomy-13x07-amelia

Só por estes pontos já poderíamos considerar o episódio como acima da média de grande parte do que se tem visto nesta temporada. Mas o que ajuda a fazer de Try to Change Me Now algo ainda mais bacana de se ver, é que em paralelo ao todos estes novos conflitos que devem se desenvolver ao longo dos próximos episódios. Tivemos outros momentos importantes como a revelação de Amelia de que não pretende mais ter filhos, o que gera a mais nova crise na relação dela e Owen – definitivamente. Levando a médica – mais uma vez – a pedir abrigo na casa de Meredith, ajudando na construção do atual drama da temporada já que o passado de Jo parece ter perdido força sem nem mesmo ter aparecido. Trazendo assim as nuances do bom e velho drama de Grey’s Anatomy. E se em alguns momentos questionei sobre, às vezes, perderem o timing do humor. Bom, eis que o episódio desta semana provou que é possível sim fazer boas colocações. Sério! A forma encontrada para nos apresentar a imersão de Kepner no universo dos aplicativos de relacionamento. Na era do amor via like e dislike em terras de Tinder land, foi maravilhoso e leve. Provando que ainda se tem muito gás para o que está por vir direto da mente de Shonda Rhimes.

 


E aí, o que achou do episódio? Gostou da chegada de Eliza Minnick? Não deixa de contar aqui embaixo suas impressões ou sobre o que esperar para os próximos episódios. Nos vemos na próxima review!

PS: ando meio ausente nos comentários mas prometo que aos poucos responderei a todos!

 


Marcel Sampar

Paulista que puxa o erre pra falar, PHD em Análise do Drama pelas novelas mexicanas reprisadas no SBT e designer de homens palito. Com sérios problemas em se definir por aqui - sim, esta já é minha terceira tentativa em menos de um mês - mas que um dia chega lá!

Rio Preto/SP

Série Favorita: Sex and the City

Não assiste de jeito nenhum: Teen Wolf

×