Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scream – 2×13/2×14 Halloween Special

Por: em 20 de outubro de 2016

Scream – 2×13/2×14 Halloween Special

Por: em

Depois de uma season finale divisora de opiniões, Scream retornou pela última vez em 2016 com um especial de Halloween. Mesclando tributos aos clássicos de terror com preparativos para a terceira temporada, o episódio contou com praticamente uma hora e meia de duração. Preparados para comentar?

Esse especial de Halloween pode ser analisado de duas formas. Caso você estava esperando uma grande continuidade na história principal ou respostas sobre o passado de Lakewood entregues, a decepção provavelmente te atingiu. Entretanto, quem aguardava um conto novo e praticamente isolado das temporadas anteriores (algo que o vídeo promocional deixou explícito), conseguiu encontrar a diversão no meio do episódio. Afinal, essa acabou sendo a melhor definição para o especial: uma divertida reencarnação dos clichês do gênero de terror.

Uma ilha isolada, uma lenda macabra, baixa temporada, sem sinais de comunicação, forte tempestade e um assassino. Sério, poderia ficar mais delicioso? Eu sempre acredito que clichês funcionam quando bem aplicados. Se tal artifício tornou-se clichê foi pela superutilização do mesmo e o problema reside na previsibilidade que isso acarreta – não tendo, necessariamente, uma ligação direta com a qualidade. Entretanto, aqui parece um dos casos em que a decisão de uso funcionou, principalmente porque o público está ciente de que a franquia Scream nada mais é do que uma grande homenagem ao terror. Tal fato permite uma história que não seja tão levada a sério (ainda mais considerando o especial como o que ele realmente é: um especial à parte!).

A nova ambientação na ilha trouxe um ar fresco e a lenda envolvendo Anna Hobbs foi interessante de acompanhar (com destaque para os flashbacks). O pequeno defeito da história toda foi a revelação do assassino – a série novamente pecando nisso. A falha foi apresentarem pouquíssimos suspeitos, tornando fácil de adivinhar logo nas primeiras aparições do mesmo (aliás, aqui um exemplo de um clichê mal utilizado). Em contraponto à isso, as motivações do psicopata fizeram sentido no contexto do roteiro. É um reflexo das consequências que os personagens sofrem após ficarem conhecidos como vítimas. Além disso, a explicação justificou o fato de que não mataram pessoas importantes. Nessa altura do campeonato a gente sabe que Scream é um seriado covarde, então pelo menos dessa vez a ausência de mortes chocantes fez sentido.

De qualquer forma, a melhor parte ficou por conta da Emma Duval. Exatamente, você não leu errado! A evolução da protagonista foi visível de um ano para o outro, sendo que agora ela atingiu seu ápice. Emma aceitou seu papel como final girl, aceitou o seu passado e está pronta para lutar pelo futuro. Será que já podemos dar um adeus definitivo para aquela menina insegura de um tempo atrás?

“I don’t need a hero! I’m Emma Duval and I don’t need you!”

A preparação para o terceiro ano veio em pequenos detalhes. A morte do Kieran surpreendeu por ser logo no comecinho, porém ele não tinha mais o que acrescentar na história, então o ocorrido passou longe de ser chocante. Aliás, a cena inicial do episódio poderia muito bem ter sido o cliffhanger da season finale, visto que a mesma terminou sem trazer mortes importante. Por fim, o retorno do Kevin e o aparecimento de um misterioso James (seria o verdadeiro Brandon James?) deixam a promessa de uma boa terceira temporada. Vale ressaltar que ela terá somente seis episódios, tornando provável que seja a finalização da história.

E você, gostou do especial? Conta pra gente nos comentários!

Observações:

-A namorada da Audrey sobreviveu apenas para morrer na próxima temporada. Sim ou com certeza?

-Referências à Agatha Christie!!!!!!

-Quem mais também lembrou de Eu Ainda Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado?

-Quando você pensar que tem azar no amor, lembre da Emma. Você poderia estar em uma situação pior.


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×