Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Damien

Por: em 21 de março de 2016

Damien

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

Inspirado no clássico “A profecia”, Damien é uma grata promessa de um seriado de suspense. Criada por Glen Mazzara, antigo produtor executivo de “The Walking Dead”, e com um elenco que tem nos coadjuvantes a sua força, tem Bradley James, de Merlin, como Damien Thorne, o Anti-Cristo. Megalyn Echikunwoke é Simone Baptiste, a irmã de um antigo caso de Damien, e parece que terá relevância na história, visto que foi uma das poucas a não morrer logo de cara. Idem com Omid Abtahi, que faz o amigo Amani Golkar. Barbara Hershey, de Once Upon a Time, aparece como uma “funcionária” do pai de Damien, o “capiroto” mesmo. Vamos crer no potencial de Mazzara.

The-cast-of-Damien-Season-1-AE

Intrigante é a palavra pra definir o piloto de Damien. Dá aquele maravilhoso gostinho de quero mais. Os cenários são bem escolhidos, a temática é fácil de prender, porque temas místicos são sempre interessantes, e a escolha de atores pode dar liga. É diferente do filme, pelo menos ao que dá a entender. Aparentemente Damien não tem ciência das suas capacidades metafísicas, e as “tretas” começam a surgir após uma viagem de trabalho um tanto turbulenta. A partir daí, da pra sentir que as coisas não vão correr muito bem com o protagonista, mas “não correr bem” seria melhor do que tudo que termina por acontecer. “Nunca antes na história do mundo das séries” se viu tanta morte em um piloto. E tudo por culpa do protagonista.

Apesar disso, o seriado termina por dar poucas pistas do que pode acontecer no geral. Percebe-se uma questão ontológica latente, e provavelmente a história irá girar em torno deste ponto. A curiosidade fica pela questão de como vão realizar este giro constante de 180º, uma vez que a luta pela alma de Damien é a essência da série. É improvável que vá se manter um nível de mortes alto por episódio só por ele ser o Demônio Junior, até por tornar as coisas muito clichê. No mais, os efeitos não são muito interessantes, mas o clima contribui pra isso passar sem ser percebido. O piloto apresenta dois ou três núcleos possíveis, a família, amigos/trabalho e a galera do inferno.

Barbara-Hershey-and-Bradley-James-in-Damien

O que gera mais curiosidade é a cena com Cristo. Aquela cena é de esmigalhar a esperança na fortuna do rapaz. Damien é um seriado digno de ser assistido. Pelo menos merece ser assistido além do 3 episódio, já que o piloto não nos mostra quase nada. Os atores estão bem, o criador é interessante, o background idem. Sem contar que há algum tempo não vemos algo nessa temática. E não, Supernatural e afins não contam.


Vinicius Scoralick

Historiador, cinéfilo e psicanalista de séries. Duelista profissional de Yu-gi-oh!. O nerd que você jamais imaginou. Uma mistura de Zizek com Schopenhauer.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Black Mirror

Não assiste de jeito nenhum: Shonda Rhimes

×