Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Game of Thrones: Atrizes comentam o final da temporada e mais!

Por: em 27 de junho de 2016

Game of Thrones: Atrizes comentam o final da temporada e mais!

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

E assim, daquela forma, um novo rei uma nova rainha subiu ao Trono de Ferro – Depois de uma série de eventos violentos no final da temporada de Game of Thrones, exibido no último domingo (26), Cersei Lannister é agora a rainha de toda Westeros. Em Winds of Winter testemunhamos a ascensão da primeira mulher à reinar os Sete Reinos – um precedente que Daenerys Targaryen esperava estabelecer, mas que veio com um preço alto, depois do último filho de Cersei tirar a sua vida em reação ao fato de ver sua mãe queimar não só sua amada esposa, mas todos os presentes no septo com fogo vivo.

O EW conversou com a indicada ao Emmy, Lena Headey, sobre os inesperados acontecimentos que chacoalham dramaticamente o jogo em Westeros para a 7ª temporada. Antes, Headey tinha dito que a sua personagem teria a ‘temporada mais interessante’, o que acabou acontecendo. Mas quais foram suas reações às viradas? Como Headey acha que Cersei vai lidar com Dany chegando para tomar o seu trono recentemente adquirido? Confira na íntegra!

Cersei.bmp


Então. Maggy, a rã, estava certa.

Sim, a profecia finalmente se realizou. O que é horrível. Ainda assim, ao mesmo tempo, ela tem o seu maior momento triunfal. Ela se livra de todos os inimigos, aqueles que conhece de alguma forma. Então há o momento em que ela vai ver o Tommem morto e pensa “Ah, bem, eu vou pegar a coroa”. É tão errado.

É fantástico, ela se livra de todos de uma vez.

Sorri lendo o roteiro. Todos ficariam tão perplexos, empolgados e irritados, que eles ficariam do lado de Cersei por um minuto.

E você pegou a Septã Unella, com algum tempo à sós.

É tão sujo. É tão bom. Todos testemunharam o que aconteceu com elas duas. Eu não acho que as pessoas vão se conter e dizer “Sim!”. Mas é tudo tão depravado, é brilhante. A cena foi feita para ser a pior coisa, mas eles não conseguiram.  É como uma versão mais mansa, mas ainda é bem ruim. Eu escolheria ter explodido no septo sobre aquilo.

O que é muito interessante é que Cersei sempre quis o controle, mas não necessariamente desejou o Trono de Ferro.

Não.

Ela queria poder e segurança, mas não o lugar no topo em particular. Ela provavelmente nunca pensou que isso poderia acontecer.

Sim. Eu acho que parte do que aconteceu com ela foi “Nunca mais alguém vai fazer algo comigo que eu não queira que aconteça”. Isso foi a conclusão disso.

A pergunta mais frequente que é feita aos atores da série é “Quem você acha que terminará no Trono de Ferro?”. Qual foi a sua reação quando leu o roteiro e realizou que seria Cersei, ao menos agora.

Eu não consegui acreditar, obviamente. Eu fiquei realmente chocada. Eu li umas 9 vezes e pensei “Vocês estão brincando”. Então eu fiquei pensando quem vai tirar ela de lá. Ela pode ficar ela apenas por um segundo. Você pensa “Quem diabos virá à seguir?!”. Então nós vamos começar a jogar de novo o jogo de cada temporada. “Quem estará no Trono de Ferro depois?”

Então a sua previsão é que Cersei não irá reinar por muito tempo?

Não. Certamente não! Sem chance. É um momento pontual na loucura.

A pergunta de quem irá tirar ela de lá parece ter uma resposta óbvia no final do episódio…

Eu tive arrepios lendo, “Os navios estão vindo”. Eles continuam nos provocando em todas as temporadas e eu não sei o que vai acontecer porque ninguém nos conta nada. Eu assumo que haverá uma baita de uma batalha. Quem sabe? É um mistério.

A chegada de Dany também aumenta o prospecto de Cersei se reunindo com Tyrion.

Eu estou mais animada do que todos para ver Cersei e Tyrion juntos novamente. Apenas funciona. Esses dois personagens são tão interessante pois há tanto ódio e ainda, um pouco de respeito. Eles matariam um ao outro se fosse dada a chance.

As pessoas usualmente não saem do Trono de Ferro vivas. Isso te deixa preocupada?

Não. Eu sempre disse que quando  acontecer, que seja meio que glorioso e feito pela pessoa certa…

Quem é a pessoa certa?

Eu acho que tem que ser a Arya ou o Tyrion.

Sim, o Tyrion seria interessante…

Ninguém aproveitaria a morte dela tanto quanto ele.

Além disso, você amaria fazer essa cena com o Peter [Dinklage].

Amaria. Talvez possamos ter um beijo da morte ou algo assim.

Natalie Dormer comenta trágico desfecho de Margaery:

Maegeary Loras.bmp

A sua morte, como a de tantos outros em Game of Thrones não foi exatamente justa. Margaery Tyrell tinha todas as habilidades necessárias para sobreviver na toca do leão que era Porto Real. Ela foi escolhida como rainha de alguém, não uma, nem duas, mas três vezes. Depois de cada ocasião, lhe foram negados os confortos das realeza por motivos fora do seu controle. Margaery morreu em um episódio espetacular, ao ficar presa junto com o time perdedor do Alto Pardal, enquanto Cersei Lannister teve o seu check mate. O destino foi o ponto final em um tema recorrente na vida da neta de Olenna – ela constantemente se encontrou atraída por homens poderosos, porém condenados. Apenas desta vez, ao lado do Alto Partal, ela não pôde escapar da sua queda mortal.

O EW conversou com Dormer sobre o último episódio na série. A atriz, que apareceu na segunda temporada, viu a sua carreira decolar nos cinema durante esses anos, com papeis em Jogos Vorazes e Rush, entre outros projetos. Aqui ela fala sobre o destino de Margeary e, o mais intrigante, diz que a sua personagem poderia ter subjugado Cersei se ela não estivesse presa pelos erros do Alto Pardal.

Leia!

Margeary.bmp

Quando você recebeu a ligação contando que Margaery não sobreviveria para a próxima temporada?

Eu me entreguei à ligação pois, no maior estilo Natalie Dormer, eu tentei me encaixar em milhões de projetos em apenas um ano. Eu pedi, enquanto fazia a 5ª temporada, para que eu fosse liberada do trabalho mais cedo do que o usual para que eu pudesse trabalhar em outro projeto – então eles acabaram me ligando, e aquela foi A ligação. Mas eu a recebi 6 meses antes do normal. Eles falaram algo do tipo “Nós não iríamos te contar isso por alguns meses, mas nós não vamos te liberar agora, então você não poderá fazer um trabalho que você realmente quer e nós sentimos muito por isso. Mas o lado bom é que nós vamos te liberar em um futuro não tão distante”. Foi uma boa e má notícia – não, você não pode fazer isso, mas você vai ter mais oportunidades em breve.

E como você se sentiu sobre isso?

Eles tinham que apertar as narrativas em um quantidade de episódios que restavam. Eles precisavam focar direto nos negócios envolvendo o trono. Dany não está longe. Eu aprecio que eles tenham chegado à esse ponto e tiveram uma forma engenhosa de fazer isso de uma forma que a audiência não esperava. Game of Thrones está em todo lugar, não? Todo ano algo vai por um lado que ninguém poderia prever. É bom que eles ainda consigam chocar as pessoas depois de seis anos. Eu assisto também como membro da audiência, você é arrebatado.

Em particular, como você se sentiu com a forma com que Margeary sai de cena?

Eu achei que foi realmente inteligente. Realmente achei. Não foi um eco de nada que você tenha visto nos últimos 6 anos. É verdadeiramente um momento único para amarrar o que tem sido uma narrativa única do que aconteceu em King’s Landing no decorrer da 6ª temporada. Eu achei que foi uma escolha inspirada e é realmente interessante que foi me dado um momento de revindicação bem ao final, que foi a forma perfeita para Margaery deixar a série. Foi dado à ela a plataforma para dizer que ela estava certa, como sempre esteve. Mas por conta do poder que lhe foi tirado, ela não pôde fazer nada sobre isso.

Ela esteve esbarrando em Cersei todo esse tempo, mas então ela teve que abdicar do controle para sobreviver.

A razão de tudo ir pelos ares é que Margaery não estava no controle da batalha contra Cersei. Ela teve que entregar o reinado para o Alto Pardal e a Cersei vira o jogo com ele. No final, Margaery é uma vítima da incompetência do Alto Pardal. Ele subestima Cersei e isso é algo que Margeary Tyrell nunca faria. David e Dan tentaram ficar perto da natureza humana dela o máximo possível.

Ela acabou tendo um arco realmente bom, apesar de tudo. Nos livros, Margaery tem um papel menor e você teve que realizar que a razão de você ter muito mais o que fazer é porque você estava interpretando ela.

Margaery teve um arco fantástico em comparação aos livros. David e Dan permaneceram fieis ao que eles originalmente disseram que fariam, o que colocou bastante coisa na minha boca. Foi o maior tempo que eu passei interpretando um personagem. Eu sempre terei uma pequena rosa amarela no coração, mas eu acho que foi o tempo certo, para ser exata. É hora da história de Westeros andar e o tempo perfeito para ela sair.

Como foi seu último dia no set?

Meu último dia foi fantástico. Foi uma cena com Diana Rigg [Olenna Tyrell]. Aquela foi a última cena que eu fiz. Ela e eu tivemos um dia adorável juntas. Dan e David fizeram questão de ficar lá até o final. Encaixou bem ser o último dia como Margeary filmando uma cena com a Rainha dos Espinhos. Eles me deram um grande abraço e me bagunçaram toda. Foi amável.

Sobre todas, qual foi a sua cena favorita na série?

Eu acho que irá se manter a cena com o arco e flecha com o Joffrey. Nós nos divertimos muito naquele dia. Foi uma cena de definição para Margaery quando você pôde ver como ela iria lidar com o rei psicopata, um dos melhores vilões que nós tivemos na televisão em décadas. E a cena com Aidan Gillen [Mindinho] também, quando Aidan está em pé sobre o cadáver de Renly e ela diz “Eu quero ser a rainha”.

Qual é a próxima coisa para você agora?

Eu comecei a filmar In Darkness, que é um suspense co-roteirzado com o meu parceiro, Anthony Byrne. Também estou fazendo Official Secrets com Martin Freeman e Harrison Ford. São filmes independentes fantásticos que me terão de jeans e blusa – sem mais sedas por um bom tempo.

Season finale confirma a principal teoria de Game of Thrones – R+L=J:

Ele não é mais um bastardo! Game of Thrones finalmente confirmou a maior teoria dos fãs na noite do último domingo, revelando – pelo menos a metade – do real parentesco de jon.

Na tão esperada sequência, Bran Stark continua fazendo suas viagens ao momento chave ao final da Rebelião de Robert na Torre da Alegria em Dorne. Aqui, o jovem Ned Stark acabou de derrotar o grande Sor Arthur Dayne  – lendário cavaleiro conhecido como a Espada do Amanhã – para encontrar a sua amada irmã Lyanna morrendo em uma cama de sangue. Na história da série, Lyanna foi sequestrada pelo príncipe Rhaegar Targaryen (irmão de Daenerys) ou fugiu com ele, dependendo em que lado de Westeros você pergunte. Os Starks e Robert contavam sobre um sequestro, mas Mindinho uma vez se posicionou de forma diferente e Sor Barristan exaltou Rhaegar dizendo que ele era “O melhor homem que ele havia conhecido”. De qualquer forma, as ações de Rhaegar causaram uma guerra civil que culminou na ascensão de Robert Baratheon ao Trono de Ferro.

Tudo isso era um Canon, ou seja, algo que de alguma forma foi pré-estabelecido dentro da história criada por George R.R. Martin. Mas o final da 6ª temporada adicionou elementos à história em um grande vulto.

Ned encontra uma Lyanna que tinha acabado de dar à luz ao um bebê de olhos castanhos – Jon Snow. No comecinho dos livros e da série, nos é contado que Jon é o filho ilegítimo de Ned, fruto de um caso passageiro durante a Rebelião. Inclusive Catelyn, a esposa de Ned, se ressentia muito com Jon por conta da controversa traição que ele representava. Agora nós descobrimos que Ned não é pai de Jon e que, presumidamente, ele é filho de Rhaegar – mas a mãe dele era, de fato, a irmã de Ned. Ela diz ao seu ouvido: “Se Robert descobrir, ele irá matá-lo, você sabe que sim”. Ela também sussurra no ouvido do irmão algo inteligível e ao final diz a imortal frase: “Me prometa, Ned…”

Baby Jon

Nós concluímos que ela está pedindo que Ned crie a criança e mantenha a sua linhagem em segredo. Levando em consideração que Robert Baratheon tinha como missão de vida apagar a família Targaryen da história, se o filho de Lyanna fosse meio Targaryen, está mais do que justificado que ela fosse que rer que o real parentesco da criança ficasse escondido para protegê-lo. Um fato curioso: Ter acertado a identidade da mãe do Jon Snow foi a forma que David Benioff e Dan Weiss convenceram George R. R. Martin de deixá-los adaptar as Crônicas de Gelo e Fogo para a Tv.

A única falha em potencial desta teoria é que a série não deixou explícito que Rhaegar é o pai de Jon. Nós concluímos que sim, pois faz muito sentido e já tivemos diversos sinais disso em episódios anteriores. Você pode ler sobre tudo isso detalhadinho no especial As Principais Teorias de Game of Thrones que publicamos há alguns meses. Então Jon Snow é filho de uma Stark e muito provavelmente de um Targaryen. Ele nasceu de um romance proibido e, a partir do momento que Rhaegar era casado com Elia Martell,  ele meio que ainda é um bastardo – por parte de pai. Desta forma, ele teria algum direito de reivindicar o Trono de Ferro, antes disso, Jon Snow remotamente teria alguma chance de sentar no assento de espadas. Mas agora que ele se livrou do seu juramento com a Patrulha da Noite pela morte e é meio Targaryen meio Stark, ele está livre para perseguir o seu verdadeiro destino – mesmo que ele ainda não saiba disso. Nesse meio tempo, apesar de ser um Snow, ele reivindicou Winterfell e virou Rei do Norte por aclamação.

É impossível não pensar em tudo isso sem associá-lo com Daenerys. Se Rhaegar for o pai de Jon, então os dois são tia e sobrinho. Com a iminência da chegada dela à Westeros, poderiam eles virar rivais na corrida do trono? Amantes em incesto ou ambos?

Agora finalmente podemos dizer que R+L=J, ou, no mínimo x +L=J

jon.bmp


Acham que acabou? Não para nós! Além da análise do Season Finale, o Apaixonados vai se manter atento à todas as novidades envolvendo Game of Thrones. Fique ligado!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×