Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Ligações Perigosas – Episódio 3

Por: em 7 de janeiro de 2016

Ligações Perigosas – Episódio 3

Por: em

Fomos apresentados aos algozes, às vítimas e a todos aqueles que orbitam esses personagens em alguma zona cinzenta. O terceiro episódio de Ligações Perigosas trouxe então o elemento que faltava para a narrativa, aquele que conecta cada pessoa, ação, sentimento ou intenção da trama: as cartas.

augusto-carta

Ainda não tinha ficado claro se e como a série usaria esse recurso, por isso foi uma grata surpresa ver as trocas de bilhetes como responsáveis por todas as revelações do episódio. A proximidade de Mariana com Augusto despertou comentários – e cartas – de pessoas preocupadas com a moça, pessoas que gostam de uma boa intriga e haters de Augusto em geral. Iolanda, que se encaixa em todos os grupos, foi uma das detratoras mais ferrenhas do sedutor e se empenhou durante oito páginas para dissuadir Mariana de levar o relacionamento adiante. Como ela própria já tinha começado a temer e a se punir pelos sentimentos que começou a nutrir por ele, foi fácil exigir um afastamento imediato.

Enquanto a relação de Augusto e Mariana foi, por ora, destruída pelas cartas, a de Cecília e Felipe fez o caminho inverso e, entre uma aula de música e outra, foi tomando forma pelas juras escritas nos bilhetes trocados às escondidas. Por mais que falem de amor o tempo inteiro, o que se vê parece muito mais com fascínio que paixão propriamente dita. Cecília está fascinada com o mundo fora das paredes do internato, e viu em Felipe a chance de realizar as fantasias que só confessava para Sofia. A cena das duas no quarto, dançando vestidas de adultas e tomando vinho escondidas foi singela, mas representa bem o que elas são: adolescentes deslumbradas. Felipe, por outro lado, tem em Cecília uma musa quase intocável, uma moça linda, rica, pura e completamente proibida que encheria os olhos de qualquer poeta da segunda geração do romantismo.

A cena na praia, com o encontro armado por Isabel, mostrou que o que existe entre eles, ao menos nesta fase das suas vidas, é um amor adolescente platônico que desabrocha no campo das ideias e das cartas apaixonadas, mas se esvazia de qualquer desejo quando levado para o mundo real. Afinal, que casal de jovens amantes desperdiçaria uma tarde completamente à sós salvando passarinho? Os tempos eram outros, é verdade, mas hormônios de adolescente sempre foram hormônios de adolescente.

isabel augusto

O discurso de Isabel para incentivar Cecília a aproveitar melhor as oportunidades que a vida, ou melhor, que ela dá, tem um propósito muito específico para corromper a sobrinha, mas no fundo, no fundo, são conselhos valiosos para uma mulher que precisa viver naquele tipo de sociedade e conquistar um mínimo de autonomia sobre seus atos. Mas os sorrisos, abraços e conselhos – bons e ruins – terminaram na hora em que Isabel percebeu que Felipe não tiraria nada de Cecília. Em um golpe seco, ela destruiu o namorico que tinha ajudado a começar usando a mais irônica das armas: as próprias cartas de amor do casal.

Quando escreveu para Mariana alertando-a sobre Augusto, Iolanda condenou a sorte da própria filha também. Augusto não estava dando a mínima para Cecília e Felipe com certeza é do time #EuEscolhiEsperar, então a menina estava praticamente fora de perigo! Mas mexer com uma das pessoas que mais adora uma boa vingança não poderia terminar de outro jeito. Agora o maior sedutor da cidade está com sangue nos olhos para acabar com qualquer traço de pureza de Cecília antes de Heitor pensar em encomendar o terno do casamento.

Ainda não chegamos à metade da série, mas a quantidade pequena de episódios (e a curta duração deles) tem se encarregado de manter o ritmo correto e, apesar de trazer um enredo já bastante conhecido em uma produção de época – que tem como característica ser mais lenta mesmo – as reviravoltas surgem a todo momento. Confesso, no entanto, que esperava mais de Selton Mello. A cena em que toca Mariana tentando “diagnosticar” os sintomas de seu mal estar, assim como a cena da dança no episódio anterior foram um desperdício de oportunidade para demonstrar um pouco de sedução. Vamos ver se com Cecília as coisas esquentam ou desandam de vez.

augusto mariana

Algumas observações:

– Acho que tivemos o primeiro quase-nu da série, e na verdade foi bem nada de mais. A sequência inicial com Augusto rodeado por mulheres vestidas funcionou muito melhor que a empregada de Mariana sem roupa na cama.

– Queria fazer com quem fala mal das minhas séries favoritas o que a Isabel fez com o passarinho empata-foca.

– Queria andar naquele carrinho do Augusto. Parece tão divertido!

– Isabel é tão falsiane que acho que ela deve ser tataravó da Flora. Elas até se parecem um bocado.

Curtiu o episódio das cartinhas? Aproveite e deixe seu recadinho para a gente nos comentários… pode ser do tamanho das cartas da Iolanda, mas com a doçura das do Felipe, por favor! Até amanhã!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×