Spoiler Alert!
Este texto contém spoilers pesados,
siga por sua conta e risco.
Tudo começou quando assisti ao episódio Hugs Can Be Deceiving, da segunda temporada de Orange Is The New Black, no qual conhecemos a vida da detenta Suzanne Warren – a famosa Crazy Eyes, que, pra mim, é a melhor personagem da série –, interpretada por Uzo Aduba. Foi ali, naquele momento em que o frame alaranjado apareceu para encerrar a história e dar lugar aos créditos, que eu soube que precisava dividir essa informação com o mundo.
Então, Sr. Mundo, aqui vai: a trilha sonora escolhida para o desfecho do capítulo foi Crazy Eyes For You, de Bobby Hamilton. Que linda homenagem a Suzanne! Quem curte trilha sonora concorda que uma gracinha dessas preenche nosso coração.
Depois disso, comecei a reparar nas trilhas seguintes, e – segura, coração! – as trilhas dos créditos sempre dialogam com o episódio a que acabamos de assistir. Aí, vamos combinar: há um baita problema de logística do Netflix (produtor e exibidor da série), que, na ânsia pelo binge-watch, automaticamente pula para o episódio seguinte, sem nos deixar apreciar a música em paz. Mas o Apaixonados por Séries vai te dar essa oportunidade!
Aumenta o som e vem conhecer alguns dos melhores combos entre enredo e trilha sonora em Orange Is The New Black. E quem avisa amigo é: o texto abaixo está cheio de spoiler, então, se você ainda não tiver assistido à série completa, corre para a maratona no Netflix.
1×13 | O Come All Ye Faithful
Vamos começar com um clássico: o episódio de Natal. Enquanto as detentas fazem uma apresentação temática, Doggett – com figurino de anjo, no palco – vê Piper deixando a capela e a segue até o lado de fora. Lá, Doggett revela que está armada com uma pequena cruz pontiaguda… e pronta para matar a rival Piper.
Se analisarmos a cena crua, vemos um anjo com instinto assassino e uma cruz afiada em mãos. Dá-se início ao confronto violento entre Doggett e Piper, com direito à canção tradicional de Natal O Come All Ye Faithful, que preza Jesus Cristo.
Ó, vinde, adoremos o Rei-Salvador!
Uma ótima escolha de trilha sonora, finalizando a temporada em tom bastante irônico.
2×02 | Beautiful
Essa todo mundo conhece e canta junto! A música de Christina Aguilera entra para a trilha sonora de Orange Is The New Black em versão cover.
Eu sou linda, não importa o que dizem
Palavras não vão me deixar para baixo
No episódio, Taystee faz um discurso impecável e vence um falso concurso de carreiras em Litchfield. Mas, no fundo, era tudo uma grande brincadeira – um concurso de beleza, em que a jurada avaliava o traje adequado para a mulher usar numa suposta entrevista de emprego, quando deixasse a penitenciária. A música entra em jogo como protesto a favor da valorização da mulher.
3×04 | Boo
Título autoexplicativo. É a vez do flashback de Big Boo, quando descobrimos que Carrie Black – seu verdadeiro nome – tem uma relação bem difícil com a família: a mãe não aprova sua opção sexual.
Eu a chamo de Boo
Eu não sei seu nome completo
Para completar, a música é um rap, bem a cara da Boo. Parece que foi criada para o episódio.
3×05 | Mama Said
Todo mundo quer uma vaga do novo emprego oferecido em Litchfield – apesar de não saberem qual é o trabalho, as funcionárias receberão US$ 1 por hora de serviço, o que é uma fortuna se comparado aos demais. Neste episódio, também conhecemos a vida de uma das detentas mais jovens da penitenciária: Marisol “Flaca” Gonzales, interpretada pela Jackie Cruz. Durante o flashback, a mãe de Flaca insiste que a filha aprenda a costurar. Flaca, adolescente e rebelde, não dá ouvidos.
Mamãe falou que haveria dias como este
Ao final do episódio, quando Flaca é escolhida para o novo emprego, descobrimos que ela vai trabalhar como costureira numa fábrica de produção de calcinhas. Bem que a mãe avisou…
3×06 | Rebel Girl
Depois de ter deixado a chefia da cozinha, devido ao suposto contrabando na importação de alimentos, Red finalmente consegue voltar ao cargo. O episódio termina com a detenta russa de peito estufado, ao som de Rebel Girl.
Aquela garota pensa que é a rainha do pedaço
Bate aquela dúvida: se fizessem uma versão brasileira da série, será que botariam O Show das Poderosas, da Anitta?! (Tá bom, não resisti.)
https://www.youtube.com/watch?v=DzMGqVh8G20
3×13 | I Want To Know What Love Is
Adivinhar a trilha sonora dos créditos virou um jogo – quase impossível – pra mim, mas neste episódio eu cravei a música! Os versos da balada dos anos 1980 foram reproduzidos por Morello para o noivo, aparentemente fã da banda inglesa Foreigner, durante seu tão aguardado casamento. Não poderia ficar de fora da playlist do episódio, né?
Quero saber o que é o amor, quero que você me mostre
Quero sentir o que é o amor, sei que você pode me mostrar
4×01 | Motherf*cker Got F*cked Up
Alex tem certeza de que seu antigo chefe, Kubra, vai mandar alguém para matá-la em Litchfield. O primeiro palpite – de que a detenta Lolly seria a tal capanga – estava errado. Lolly acaba virando cúmplice de Alex quando o verdadeiro assassino de aluguel aparece. Após matarem o homem, elas esquartejam o corpo e o escondem no quintal da penitenciária. O episódio se encerra com essa cena.
O filho da p*ta se deu mal porque ficou no caminho
Eu imaginava que viria um rockzão pesado, sei lá… mas vem um folk meloso que, sem a tradução, parece até fofo! Seguimos, aqui, aquela mesma ironia do episódio natalino. Escuta só:
É hora de rever Orange Is The New Black e me ajudar a aumentar essa lista, né? Mande suas músicas favoritas nos comentários abaixo.