Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Ligações Perigosas – Episódio 4

Por: em 8 de janeiro de 2016

Ligações Perigosas – Episódio 4

Por: em

De todas as decisões que a série poderia tomar, ela escolheu a mais estúpida de todas.

iolanda

Precisamos falar sobre o Augusto. Um personagem central, intrigante, sedutor, refinado e manipulador que deveria estar à altura da sua parceira de vida e de apostas, Isabel. Augusto deu errado, deu muito errado… tão errado que vai ser difícil limpar a lambança que fizeram com o personagem neste episódio. Vamos começar pelo básico: ele não funcionou como o sedutor que tentaram descrever. Na última review, falei sobre como ele vinha falhando em relação a isso e que veríamos se a dinâmica com Cecília reverteria a situação, mas, pelo contrário, a coisa só piorou.

No primeiro episódio, o fator mais atraente do personagem era a sua leveza, sua falta de pudor, a falta de preocupação com que levava a vida, ótimo! No segundo, já foi um pouco constrangedor vê-lo dançando para Mariana, mas tudo bem. No terceiro, tanto a cena com a empregada na cama quanto aquela em que ele examinava Mariana não funcionaram, e então chegamos ao quarto episódio com uma sucessão de momentos WTF? em que eu me peguei pensando: “isso deveria ter sido uma cena sensual?”.

Já, já volto a esse assunto. Reserve. Vou direcionar o foco para a outra ponta da lança, Isabel. Ela tem sido a rainha da manipulação, todos os seus movimentos são calculados e executados com inteligência e precisão e ela tem nas mãos qualquer um, qualquer um deles. Isabel já disse verdades disfarçadas de mentiras, mentiras disfarçadas de verdades, seduziu (do jeito certo de se fazer isso) para conseguir o que queria, influenciou a maioria das decisões tomadas pelo resto dos personagens e até quebrar pescoço de passarinho ela quebrou. E fez tudo isso com uma fluidez e uma veracidade inacreditáveis. Ela cria cada conflito e cada reconciliação entre Cecília e Iolanda, faz as duas se mudarem para a Quinta da dona Consuelo e abre as portas do quarto de Cecília para Augusto como quem dá um passeio no parque.

isabel

Os dois deveriam ser assim. Os dois deveriam ser ardilosos, sedutores, manipuladores e deveriam fazer o público acreditar nisso, mas Augusto falhou. Falhou em seduzir Iolanda (ou alguém sentiu algo além de vergonha alheia com aquela cena?), falhou em mexer com as estruturas de Mariana no confessionário e principalmente – PRINCIPALMENTE – falhou em levar Cecília para a cama. Falhou em levar a personagem mais influenciável e ingênua para a cama, porque o que aconteceu ali não foi sexo, foi apenas a forma mais idiota de estupro possível.

Eu elogiei o ritmo da série pela curta duração dos episódios, mas talvez a pressa em fazer as coisas acontecerem tenha sido a culpada pelo que vimos ontem. Que Cecília seria violentada já era esperado, mas eles executaram o fato da maneira mais pobre possível, destoando completamente de tudo que foi mostrado até aqui, e certamente destoando completamente do que ainda virá. Cecília está apaixonada por Felipe e Augusto poderia, na posição de amigo e pessoa de confiança do casal, ter feito a mocinha acreditar que precisava aprender certas coisas para impressionar seu amado. Augusto também poderia ter manipulado Cecília, ter feito com que o processo mental da menina a encurralasse em becos em que a resposta nunca seria “não”. Mas Augusto simplesmente a forçou, fisicamente e por ameaças diretas, pobres. Para piorar, a série, que tem deixado quase tudo subentendido, optou por mostrar justamente isso de forma mais explícita.

Abriram mão de todo o refinamento, de toda a complexidade do personagem, de todas as camadas que Augusto poderia ter em troca de uma cena de violência sexual envolvendo uma adolescente. Manipular Cecília para se entregar continuaria sendo uma violação, mas faria mais sentido levando em conta o perfil de homem irresistível que tentam  atribuir a ele que uma coerção tão rasa. Mais uma vez é Isabel quem vai ter que se encarregar de dar uma direção aos sentimentos da sobrinha, porque não basta uma noite, ela quer ver Cecília descer até onde for possível antes de se casar.

cecilia-isabel

Algumas observações:

– Mariana e Felipe até estiveram presentes, mas as baleias tiveram participações mais marcantes que eles nesse episódio.

– E aquele cobrador de dívidas da almofadinha de hemorroidas, heim?

– Falando nele, deu até dó… jurando que vai peitar a Isabel e sair sem nenhum arranhão! Era melhor ter aceitado a bebidinha.

– Adorei o novo corte de cabelo da Cecília. Conheço bem a sensação de me livrar de 2 metros de cabelo de uma vez.

O que você achou do quarto episódio? Fui dura demais na crítica ou eles realmente pisaram na bola dessa vez? Deixe seu comentário e até amanhã!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×