Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scandal – 5×12 Wild Card

Por: em 9 de março de 2016

Scandal – 5×12 Wild Card

Por: em

Wild Card é o código para quando o presidente dos Estados Unidos tem uma parceira que não é “regular”. O termo é apresentado por Abby já nos primeiros minutos do episódio 12 de Scandal quando ela interrompe os amassos de Fitz e sua nova paixão, Lillian Forrester. “Sem julgamentos! Se você quer passar a noite na casa dela existem protocolos, planos tem que ser feitos…” e Abby continua com detalhes mais específicos e técnicos até Fitz interrompê-la. É claro, que o assunto e o romance surgem em outros momentos, mas não se deixe enganar. O relacionamento que move o episódio é Cyrus e Tom. Escrever o nome desses dois juntos me embrulha o estômago, mas é mais difícil ter que admitir que eles não foram o único problema da série nesta semana, apenas o pior deles.

Scandal-5x12-fitz

Na última review, escrevi que era bom ver Scandal mais política, cuidadosa e consistente. Até aquele momento acreditava que Cyrus deixaria a Casa Branca para trabalhar na campanha do governador da Pensilvânia, Francisco Vargas. Mas errei feio. Ele voltou para Washington para se tornar um Darth-Vader-dos-planos-malígnos-manipulador-de-mídia. Ao analisar o perfil de Vargas e reconhecer que ele seria um ótimo canditado a presidente, Cyrus decide que ele precisa se tornar conhecido para a América. Assim, Tom aparece só com uma toalha amarrada na cintura para colocar o possível plano em prática.

Ver a pessoa que trabalhou tanto para Fitz se tornar presidente com aquele que matou o filho dele é repugnante, assim como lembrar que já fiz uma crítica similar quando Mellie ficou ao lado de Eli e Tom nesta temporada. A B613 tinha tantas “criações” porque trazer esta de volta? Mas tudo fica pior com a falta de sensatez e sensibilidade de Scandal. Matar pessoas inocentes aleatoriamente e mostrar uma criança perder o pai para tornar alguém popular é medíocre.

O problema deste plot não é a violência ou a maldade de Cyrus para conquistar um “objetivo maior”. Estamos acompanhando há algum tempo séries criticamente aclamadas com anti-heróis mais violentos e malignos que, apesar de tudo, conseguem conquistar o nosso carinho. No entanto, Cyrus não é construído para ser um anti-herói e a motivação que aciona o crime em Wild Card é muito fútil para considerarmos minimamente aceitável. Como posso assentir que Tom diga para um pai se sacrificar pelo filho quando o episódio passa tanto tempo criando empatia com a criança que vai perdê-lo? Não é possível se identificar com Cyrus porque ele é retratado como um vilão maníaco e mesquinho.

scandal-5x12-tom

Mas não é apenas Cyrus que sofre com a falta de empatia, Wild Card falha nesse quesito até mesmo com sua protagonista. Apesar de todos os confrontos, Olivia conseguiu estabelecer uma relação estável com seu pai e até mesmo com Jake nos episódios que seguiram o hiato. No episódio 12, Huck – que surge estranhamente como a voz da razão – motiva Olivia a desconfiar dessa dupla. É claro que duvidar das intensões de Jake e Eli faz sentido até porque nós já conhecemos Scandal. Mas o que justifica ir atrás da nova namorada de Jake? Bom, quase nada. A não ser que Vanessa Moss se revele a arma secreta para Jake dominar o mundo. Por enquanto, Olivia parece, ao invés de cautelosa, apenas ciumenta.

E por fim, o mais novo triângulo amoroso de Scandal continua. David intensifica o relacionamento e a parceria com Susan, enquanto mantém os encontros com Lizzie. Essa história tem tudo para dar errado e prejudicar a campanha de Susan, mas as consequências não chegaram até o trio ainda.

De certa forma, a série consegue levar personagens com quem tínhamos empatia ou um pouco carinho, como Fitz, Cyrus, David e Susan, para lugares duvidosos por motivos que não se justificam. Então, mesmo com Huck e Abby em ascensão, a sensação final de Wild Carb é negativa. A conquista pelo poder nem sempre é ruim, mas em Scandal é o caminho que acaba importando.

Outros comentários:

  • Abby: “Please, tell me you know what that means so I don’t have to say more words.”
  • Huck: “Say that again so you can hear how ridiculous it sounds.”
  • E o que dizer de Mellie que já foi odiada e hoje faz tanta falta em um episódio ruim?
  • A ABC renovou Scandal para mais uma temporada, assim como suas irmãs da Shondaland, How to Get Away with Murder e Grey’s Anatomy.

O que achou de Wild Card? Aprova as atitudes de Cyrus? Acha que Olivia deve investigar a nova namorada de Jake? Conte tudo nos comentários

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×