Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Jessica Jones – 1×06 AKA You’re a Winner

Por: em 21 de novembro de 2015

Jessica Jones – 1×06 AKA You’re a Winner

Por: em

Saindo da adrenalina deixada pela quase captura de Killgrave em AKA The Sandwich Saved Me, o sexto episódio da uma brecada nessa trama para trabalhar mais em cima da relação de Jessica e Luke. O Invencível procura a investigadora para encontrar um jovem e devolvê-lo para a irmã, em troca de informações sobre o acidente que em tese vitimou sua esposa.

You're a winner jessica jones.bmp

Já não era sem tempo, Jessica Jones apresentou essa trama envolvendo a heroína na morte de Reva desde o primeiro episódio e não havia porque estender mais esse drama. Luke acredita que encontrou uma pessoa igual, com quem ele pode ficar a vontade tanto quanto às suas habilidades quanto os seus sentimentos em relação a perda de Reva. Não há nenhum jogo aqui, ele foi franco desde o primeiro momento em que ele conheceu Jessica, enquanto ela já o observava há tempos.

Todos nós sabemos que Jessica e Luke são um casal nos quadrinhos, com filhos e tudo. Mas não espere que os dois encontrem a felicidade agora. A relação deles nasceu fadada a partir do ponto que Jessica não retribuiu a sinceridade e continuou escondendo o que fez, mesmo depois de Luke tomar ciência sobre a capacidade de Killgrave em controlar mentes. Em que momento ela achou que continuar mentindo iria dar certo?

AKA You’re a Winner nos deu a oportunidade de ver os heróis trabalhando juntos para encontrar Antoine, que também devia muito dinheiro para um perigoso agiota. A dinâmica entre Krysten Ritter e Mike Colter é uma delícia de assistir, ainda mais sabendo que no futuro eles estarão juntos novamente lado a lado lutando com os outros defensores. Uma coisa que gostaria de apontar sobre a performance dos dois é que, diferente de Matt Murdock, a movimentação deles em ação é muito mais instintiva do que a do Demolidor. Me chamou atenção que as lutas são completamente ao contrário daquelas maravilhosamente coreografadas que assistimos na primeira série da Marvel e a Netflix. Luke e Jessica são duas pessoas “normais” com dons especiais e que não investiram muito tempo em aprimorá-los.

Youre a winner jessica jones.bmp

A reação de Cage não poderia ser mais crua e violenta. O homem pacífico, que evita qualquer tipo de exposição, estava disposto a matar o motorista do ônibus com as próprias mãos, apesar do mesmo dizer que sentia muito e que havia largado a bebida por conta do que aconteceu. Impotente frente ao vigor de Luke, Jessica não vê outra saída a não ser contar a verdade. Por um momento, acreditei que veria uma explosão de violência, com Luke descontando sua raiva em cima de Jessica e esta aceitando em sua culpa, mas não. Ele reagiu de forma pior, com palavras duras e pesadas. Ficou evidente que nossa protagonista preferia ter levado o soco do ônibus na cara. Agora ela está sozinha novamente, se sentindo a pior pessoa do universo. Desse arco fica o questionamento do que havia naquele pen drive escavado por Jessica a mando de Killgrave e qual o envolvimento de Reva nessa história.

Enquanto isso, nosso vilão continua destilando sua psicopatia por onde ele passa. Orbitando na trama do episódio, as cenas do jogo de poker e do restaurante serviram para demonstrar o alcance dos seus poderes. Não estava conseguindo entender o motivo dele querer comprar aquela casa e porque ele hesitou em conseguir fechar negócio sem usar o cotrole de mente com o japa. Depois ficou claro, ao ser revelado que aquela era a casa em que Jessica cresceu. Para ele, corromper o local que atualmente serve para ajudá-la a se recompor em meio ao seu transtorno pós-traumático era tão importante que deveria ser conquistado, não facilmente obtido pelo seu diabólico dom. Ele realmente é obcecado pela investigadora e eu gostaria de entender um pouco mais sobre isso, porque nós já sabemos que ela não é a única pessoa com poderes no mundo.

youre a winner jessica jones.bmp-002

Já o maior bafão do episódio envolveu a revelação de que a menina Hope está gravida de Killgrave e, por isso, encomendou aquela surra que levou no episódio anterior. Mesmo achando a personagem sem carisma, vê-la naquela situação de desespero quanto à vida crescendo dentro dela, me pegou de jeito. Hope realmente sofreu mais que a Thalia em novela mexicana, fazendo com que Jessica e Hogarth a ajudassem a se livrar do sofrimento, abortando o resultado dos abusos de Killgrave. Aliás, será que a advogada quer o feto para tentar estudar e replicar os poderes do Homem-Púrpura? Que coisa de doido! Apesar de dúbia, nós precisamos ficar atentos às movimentações Hogarth, já que a personagem deve ser uma conexão para a trama de Punho de Ferro.

AKA You’re a Winner trouxe à tona temas que não estamos nem um pouco acostumados em ver dentro do Universo Cinemático da Marvel, como estupro e aborto, sendo então um marco nesse sentido. Jessica Jones realmente não tem medo de ousar na abordagem das suas tramas, que vão desde o relacionamento homossexual à interrupção da gravidez proveniente de um violento abuso sexual e mental, essa última trazendo ainda mais repulsa ao personagem de David Tennant. Ele é mau, desprezível e suas motivações ainda não são claras. Em nenhum momento ele inspirou qualquer empatia, algo que já o afasta do outro vilão da Marvel na Netflix, Wilson Fisk.

Observações:

“Dentes afiados. Minha especialidade.” Isso foi uma referência clara e direta à um dos principais Nemesis de Luke nos quadrinhos, Cotton Mouth, que já está confirmado na série solo do Invencível em 2016.

Cotton Mouth

“Sou Católica”. Adoraria ver a família tradicional brasileira assistindo essa cena. rs.

– Malcolm está se provando como um verdadeiro amigo para Jessica, conseguindo até proporcionar algum alívio cômico dentro do clima sempre tenso dos episódios. O adjetivo Killgravizado é bem útil e sua tentativa de enfrentar Luke foi risível.

– Acho que em breve veremos Jessica falando no KA – Killgrayizados Anônimos

– Além de Luke, Jessica também já namorou Scott Lang (O Homem Formiga) e tinha uma crush por Peter Parker (Homem Aranha) no colégio.

– Luke não machuca cachorros, mesmo eles se chamando Meyers e Krueger! Isso diz muito do caráter dele.

O Apaixonados por Séries também está louco com essa estreia e vai maratonar com você! Quantos episódios será que você consegue ver? Vamos longe e você vai comentando com a gente, beleza? Fica de olho nas atualizações e a gente se vê em breve!

Confira também as reviews de AKA Ladies Night (1×01), AKA Crush Syndrome (1×02)AKA It’s Called Whiskey (1×03), AKA 99 Friends (1×04) e AKA The Sandwich Saved Me (1×05).


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×